fbpx

Decoração

Usando Os 5 Sentidos na Decoração

Por  | 

Quando pensamos em decoração, aprimeira coisa que vem a mente é algo bonito visualmente certo? Mas e os outros sentidos?

E seu eu te dissesse que com um pouco de criatividade, tato, olfato e audição também podem ser usados na decoração dos ambientes e dar ainda mais personalidade pra sua casa?

Um ambiente sensorial enriquece nossa experiência, nos envolve e recupera lembranças agradáveis de outros momentos. Por isso é interessante pensarmos em maneiras criativas de estimular cada um de nossos sentidos dentro de casa. Para ajudar nessa tarefa,separamos algumas dicas para que você possa decorar com os 5 sentidos

Visão

Na hora de decorar acasa, a visão é o sentido mais estimulado, com certeza. Nossos olhos reparam nas cores, nos formatos, na ocupação de cada cantinho, na distribuição dosmóveis e muito mais. Prestar atenção em todos esses detalhes é muito importante, porém esse é só o começo

A visão é bastante estimulada quando pensamos nas combinações de cores harmoniosas dos móveis, revestimentos e objetos, numa iluminação eficiente e bela, escolhendo a luz perfeita para as diversas funções necessárias e “climas” desejados para os ambientes. Pra ela também vale o uso de quadros, fotos e objetos dedecoração que trazem a personalidade do dono da casa e completem a harmonia da decoração.

Audição

Inicialmente pode parecer estranho usar a audição como parte da decoração, mas se você prestar atenção vai conseguir ouvir diversos sons externo que invadem a sua casa. Esses ruídos podem causar incomodo, mas também podem ajudar a trazer boas sensações.

Para evitar que o barulho da rua nos incomode, por exemplo, uma dica é investir em janelas anti-ruídos, ou isolar um ambiente acusticamente, seja o quarto ou o escritório, locais em que o silêncio é sempre bem vindo. A dica é decorar levando em conta a convivência com o sons que entram e que são produzidos dentro de nossa casa. 

Além da preocupação com os barulhos irritantes que podem“acabar” com a nossa decoração, pesquisar sons que nos são agradáveis – como o barulhinho sutil de uma fonte de água, o crepitar do fogo na lareira ou um sinodos ventos na varanda – e inseri-los na decoração é uma dica valiosa.

Olfato

Tem cheirinho que a gente sente e já vai logo associando com coisas boas, não é mesmo? A nossa casa também tem que ser assim! O olfato tem um poder inacreditável de despertar nossa memória, nos trazendo diferentes sensações.

Além disso, existem alguns aromas que proporcionam um clima de tranquilidade e paz nos ambientes. A dica aqui é escolher um cheirinho que represente a sua moradia ou uma sensação que você gosta e espalhá-lo pela casa.

Por isso, tem grande efeito investir nos cheiros que trazem boas sensações e de alguma forma incluí-los na decoração. O melhor jeitode fazer isso é através de plantas, flores, aromatizadores, perfumes e até imagens, objetos e cores que tenham conexão com esses cheiros.

Paladar

Que tal integrar na sua decoração alguns sabores? Aposto que poucas pessoas pensam nisso, e trazer isso para sua decoração é uma dica incrível!

Eles também carregam significado, portanto, são ótimas ferramentas para deixar o clima mais agradável. A dica é espalhar pela casa, doces e guloseimas em bombonieres na sala, na área de jantar ou na varanda. No entanto, uma dica valiosa aqui é saber que antes de usar elementos que possam, de uma forma mais permanente, incentivar ou desestimular o apetite na decoração da nossa casa é preciso pensar se queremos ou precisamos desse incentivo permanentemente em casa.

Tato

Para estimular esse sentido, invista em texturas nadecoração. Já reparou que um tapete macio na sala de estar ou uma almofada fofinha no sofá fazem toda a diferença na hora de deixar a casa mais aconchegante?

Este é, geralmente, o segundo sentido mais percebido na decoração: As texturas dos tecidos e revestimentos – pense em veludo, couro, lã, algodão, seda, tecidos sintéticos — cada um traz sua sensação específica para o ambiente e fazem toda adiferença na hora de decorar.

A temperatura dos materiais em contato com o nosso corpo também vale na hora de aguçar o tato, como por exemplo, em cerâmicas, pedras, pisos de madeira, pisos aquecidos, tecidos frios e etc.

Por fim, nossa dica é que é importante observar 2 coisas. Primeiro: você pode estimular um sentido através de outro(s) e quantomais fortes os diferentes estímulos, mais eles funcionam. Segundo: Estímulos em excesso podem causar enjoo ou irritação, então sempre decore usando moderação.

Incrível não é? Agora você já pode pegar todas essas dicas e aplicar na decoração do seu lar, sempre usando o que mais tem a ver comvocê e quem divide os espaços no dia a dia.

Visite nosso site ou uma de nossas lojas para descobrir os melhores produtos para usar na sua decoração!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *