fbpx

Dica

Churrasco Com Os Amigos! Dicas Imperdíveis.

Por  | 

Faça calor ou frio, chuva ou sol, o churrasco sempre tem seu espaço no cardápio de qualquer brasileiro.

Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social. Por isso, é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família em torno de saborosas carnes preparadas na brasa.

Existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável, para que ele seja um verdadeiro sucesso e para te ajudar com isso, separamos aqui as principais dicas para você fazer o seu!

Uma lista de utensílios para churrasco que são essenciais e indispensáveis.

É nela que você irá cortar as carnes para churrasco, então se esquecer dela provavelmente vai te atrasar no processo.

Inclusive, o indicado é que tenha, pelo menos, duas tábuas. Uma para cortar e a outra para deixar a carne quando estiver temperando. Se quiser deixar ainda mais apresentável, pode ter uma extra para servir.

Existem diversas facas para churrasco, em resumo, algumas delas são:

  • Faca do Chef
  • Faca de Pão
  • Faca de Desossa
  • Cutelo
  • Faca de fatiar

É necessário que você tenha, pelo menos, uma faca do chef bem boa e afiada.

O afiador é um dos acessórios para churrasco que vão te salvar de perrengues. Se você tiver com uma charia em mãos, não corre risco de passar raiva com a sua faca.

Basta apenas afiar ela direitinho e pronto, seguir o churras de forma tranquila.

Um dos segredos para fazer um churrasco suculento: usar pegador. De verdade, você evita furar a carne enquanto manuseia e isso faz com que os líquidos dela não escorram.

Então para ter um churrasco de primeira, que vai deixar todo mundo com água na boca (literalmente), você precisa de um pegador. Não dá para cortar esse item da lista de utensílios para churrasco.

Sabe aquele garfão com apenas dois dentes? É ele que é o tal do Garfo Trinchante. O nome pode não ser popular, mas o objeto com certeza você já conhece.

Seu uso é essencial para o churrasqueiro, que pode manusear as carnes com mais facilidade, sobretudo na hora de cortá-las.

A não ser que você goste de churrasco na grelha e somente aí, os Espetos são uma espécie de coadjuvantes preciosos para o evento.

São diversos tipos de espetos no mercado, como o de lâmina simples, dupla ou mesmo tripla. Eles são muito usados para aquelas carnes com tempo de preparo menor, como algumas partes do frango ou mesmo legumes.

Utensílios garantidos, mãos à obra!

Agora que você já garantiu que nenhum apetrecho vai faltar na hora de fazer a carne é hora de dar dicas para dar aquele toque diferenciado e único no seu churrasco. Vamos conferir?

Vá além do sal grosso no tempero

Muita gente conhece o procedimento básico para oferecer uma boa carne. Porém, incrementar o tempero além do sal grosso faz muita diferença no resultado final. O segredo está em apostar nas combinações que valorizam o sabor tradicional e agradam, até mesmo, aos paladares mais exigentes.

Um bom exemplo disso é a adição de ervas secas, como o alho ou sal de aipo. No entanto, torna-se necessário esperar o tempo certo para balancear a distribuição do tempero. Primeiro, deve ser inserido o sal grosso. Depois, deixe a carne absorvê-lo durante alguns minutos para, em seguida, acrescentar os outros complementos.

Use a técnica certa para assar as peças

O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelhadas carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De maneira geral, é ideal colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos. Assim elas vão selar a superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, este inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes.

Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferiras peças seladas para um espaço na grelha mais distante do fogo. Assim ela vai grelhar de maneira homogênea.

Um cuidado importante que devemos ter no preparo é com as labaredas de fogo, causadas geralmente por gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Nunca jogue água para apagá-las. Prefira sempre jogar cinzas de um churrasco anterior ou um pouco de areia para conter a altura do fogo e não perder abrasa.

Prepare molhos para as carnes

Os molhos são um espetáculo à parte quando se trata de carne na churrasqueira. O clássico dos clássicos é o vinagrete.

Essencial em qualquer experiência gastronômica desse tipo, a mistura com base de vinagre pode ser incrementada com ervas e especiarias desidratadas.

Pense nos vegetarianos

Em seu ciclo de amigos, com certeza há alguém que é vegetariano. Os não-adeptos à carne têm um cardápio próprio, que, por vezes, pode ser difícil de encontrar. No entanto, o ideal é não esquecer deles e procurar por alimentos que eles possam comer.

Para te ajudar, nós listamos algumas comidas para vegetarianos que podem ser oferecidos no churrasco: Tofu, queijo coalho, pão de alho, maionese com batatas, abobrinha na grelha, salada de folhas, espetinhos de legumes e cogumelos

Agora você tem tudo que precisa para fazer aquele churrasco que vai impressionar os amigos e principalmente proporcionar ótimos momentos ao lado de quem tanto gostamos.

Como falamos lá no começo, o churrasco além de uma refeição é uma grande confraternização e um momento para se divertir. Aproveite essas dicas e já comece a planejar seu próximo churrasco.

Para comprar os itens comentados aqui, visite a Amoedo e veja as ofertas!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *